Igatu

Localizada na Chapada Diamantina, Serra do Sincorá, Município de Andaraí (BA), a pacata Xique-Xique do Igatu foi uma cidade mineira, fonte de diamantes, abandonada quando este se esgotou. Destaca-se como local de interesse em geoconservação da história da mineração do Brasil.

Início da trlha da Rampa do Caim

Mapa Google de localiação da Rampa do Caim

Ruínas de Igatu :: tempo do garimpo ::

Tombada pelo IPHAN, renasce para o turismo científico multidisciplinar: há muita coisa interessante para biólogos, geólogos, geógrafos, historiadores, arqueólogos, sociólogos, estudantes, amadores … quem quiser.

Ruínas de abrigo garimpeiro.

Como em Serra Pelada | PA, ou qualquer outra área de mineração, o que importa é minerar, o resto é perda de tempo. Então o segredo para ganhar dinheiro num garimpo é vender comida ou qualquer outra coisa que possa ser comprada (é só lembrar-se do filme dos Trapalhões na Serra Pelada ou das famosas aventuras do Tio Patinhas na corrida do ouro pelos garimpos de Yukon, Alasca).

 

Eram estes lugares os principais alvos na busca de sedimentos misturados com diamantes.

Igatu é o início da caminhada da Rampa do Caim, lindo caminho que passa por antigas lavras de diamante, abrigos e casas de garimpeiros. E é nítido o tamanho do estrago deixado pelas atividades realizadas há mais de 150 anos.

 

A cor da água é causada pela influência da vegetação, sendo equívoca a sua relação com a presença de "ferro" na água.

Trata-se de uma trilha privilegiada porque se caminha pela parte alta na serra, em altitudes superiores a 900 metros, acima de vales profundos (rios Paty, Paraguaçu, entre outros). As rochas que ilustram grande parte desta trilha são arenito e conglomerados com cerca de 1,5 bilhões de anos (giga anos)

Vista da região chamada Marimbus

Certamente a flora e a fauna originais já não existem mais. As atividades de garimpo e mineração realizadas por lá foram tão agressivas e contundentes que foram revirados quase todos os seixos, grãos de areia, margem de rios e riachos (qualquer curso de água), e conglomerados que pudessem ter um pontinho de diamante.

 

Adam´s inspired

Serra do Sincorá :: uma influência do maestro Ansel Adams ::

2 responses to “Igatu

  1. jasiel villa nova rego

    Durante pós-graduação sobre Metodologia do Ensino Superior, para professores de Geografia da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns( Univ de Pernambuco-UPE) visitamos essa área, contida na Folha de Lençois, na década de 80,sob orientação do prof Giovane Seabra,prof de Geografia, além de ambientalista, e espeleólogo. Foram dias dedicados a pesquisas de campo(incluindo tb cavernas),como tb à história do garimpo e sua decadência, além da memória de uma região, com vistas à educação ambiental, e ao geoturismo. Tudo arquivado num texto sob o título “Elementos da Paisagem da Chapada Diamantina- Folha de Lençóis”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s