Estrada Real e Niemeyer

Estava pensando em como apresentar a Estrada Real de uma forma diferente.

Estrada a qual me refiro é aquela que era utilizada durante o período colonial para transportar metais e outros produtos de valor para o Rio de Janeiro, Paraty… mar e depois: Portugal. Entre o natal e o ano novo de 2008 para 2009, percorri cerca de 3.000km entre  SP-Paraty/RJ-Diamantina/MG- SP.

Um caminho com legado histórico e cultural único, arquitetura colonial e moderna, culinária fantástica (costelinha com canjiquinha ou lombo com broto de samambaia), pedras preciosas e ladeiras, muitas ladeiras…

Mapa Estrada Real

Mapa Estrada Real :: http://www.estradareal.org.br ::

Mas ao invés de descrever o colonial barroco e as montanhas, quero destacar cada obra do Niemeyer que apareceu na frente da minha lente durante a jornada pela Estrada Real.

:: Paraty ::

:: Paraty ::

Saímos de Paraty e até ali, nenhum Niemeyer. Topamos o primeiro em Belo Horizonte: a Igreja da Pampulha … não tirei mais fotos pois havia uns cavaletes que atrapalhavam o enquadramento.  Isso porque era véspera de ano-novo, e haveria uma baita festa à noite, fogos e o escambau… mas choveu! Foi isso mesmo, choveu e muito.

Belo Horizonte :: Minas Gerais :: Brasil

BH: Igreja São Francisco, Pampulha, Niemeyer

Em Belo Horizonte, tirei algumas fotos de prédios na Praça Liberdade.

Praça da Liberdade :: Belo Horizonte ::

Praça da Liberdade :: Belo Horizonte ::

Vista do Grande Hotel Ouro Preto

Vista do Grande Hotel Ouro Preto

O Grande Hotel de Ouro Preto, localização ótima. Fico sempre que posso e recomendo. No hall há um grande desenho a carvão deixado como lembrança pelo artista.

E por fim, Hotel Tijuco em Diamantina, para mim uma das melhores cidades de todas de todo o caminho, perde somente para Serro. Em Serro não tem nenhum Niemeyer, mas como foi a melhor, resovi coloca-la nesse post.

Hotel Tijuco :: Diamantina ::

Hotel Tijuco :: Diamantina ::

Diamantina, ou Arraial do Tijuco, terra de diamante, Chica da Silva, Eschwege, da Formação Galho do Miguel (em homenagem ao Prof. Quimeneu) do final ou início de Estrada Real.  E que tem um monte de obras do Niemeyer para ver no caminho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s